O LAP realiza exame citológico de material vaginal ou cérvico-vaginal a fim de ser realizada avaliação hormonal da paciente. O procedimento de coleta e de fixação é o mesmo anteriormente descrito. O exame pode ser realizado em amostra única ( possibilitando apenas a avaliação hormonal), ou em colheitas seriadas nos dias 7, 14, 21 e 28 do ciclo menstrual ( ao menos 3 coletas, possibilitando confecção de citograma e análise geral do ciclo menstrual da paciente). O LAP elabora relatório contendo a distribuição diferencial das diversas células, avaliação quantitativa do índice de maturação e tece considerações sobre a interpretação dos resultados.
Os resultados estão disponíveis em 24 horas, salvo quando de colheita seriada, em que a avaliação final será realizada 24 horas após o recebimento da ultima amostra.
Compreende o exame microscópico de preparados citológicos obtidos de esfregaços cervico-vaginais, de líquidos cavitários, urina, escarro, materiais obtidos por punções de agulha, lavado brônquico e demais materiais recebidos em forma líquida. Podem ter origem igualmente de pacientes de consultórios, ambulatoriais ou serem obtidos em centros cirúrgicos.
O material deve ser fixado em álcool a 95% ou absoluto, para material colhido diretamente em laminas, ou em álcool a 50%, para líquidos. Neste caso, volume ideal do fixador é em partes iguais com o liquido a ser fixado. Em casos de dificuldade de fixação, o material preserva-se bem por varias horas em geladeira comum.
O LAP utiliza as classificações de Papanicolaou, Bethesda e as classificações adaptadas ou diagnósticos descritos, dentro dos critérios das diferentes especialidades para os esfregaços cérvico-vaginais e para os demais materiais. Esfregaços citológicos confeccionados a partir de materiais obtidos por meio de punção de agulha fina podem ser realizados. Tais materiais são obtidos a partir de massas superficiais, ou de massas profundas .Técnicas especiais histoquímicas ou imuno-histoquímicas podem ser aplicadas a materiais citológicos, tomando-se os mesmos cuidados de fixação já descritos.
O LAP oferece serviços de exame intra-operatório por cortes em congelação realizados em hospitais ou ambulatórios, com atendimento dentro de cada local. O LAP dispõe de equipamento específico para a técnica.
O exame é realizado com prévio agendamento de ao menos 24hs.
Outros Exames
Consiste na demonstração de elementos específicos por meio de reações químicas ou de procedimentos especiais de coloração, nos cortes histológicos . O LAP dispõe de diversas reações e colorações instaladas, detalhadas mais abaixo, e que permitem demonstrar componentes químicos, caracteres estruturais bem como alguns agentes biológicos. O procedimento é realizado por indicação do medico anatomopatologista, ou por requisição prévia do médico atendente.
Compreende a realização de reações antigeno-anticorpo em material tecidual ou citológico colhido em lâmina, com revelação histoquimica da reação. Material processado no LAP pode ser submetido a reação, por solicitação do médico requisitante ou por indicação do médico anatomopatologista. Material de origem externa pode ser fixado em formalina, blocado em parafina, ou já seccionado, em lâminas não coradas. Consulta prévia pode indicar, para cada caso a necessidade e o volume do material necessário para as diversas reações indicadas.
Os anticorpos disponíveis e suas diversas aplicações estão detalhados mais adiante.
Os resultados estarão disponíveis em um período de ate 7 dias.
O LAP elabora pareceres sobre materiais processados em outros locais, fazendo revisão dos materiais e / ou de lâminas, para segunda opinião. Podem ser submetidos materiais fixados em formalina, materiais blocados em parafina ou secções histológicas. Casos que necessitem procedimentos complementares são mais adequadamente examinados quando são fornecidos os blocos de parafina.
Os resultados são liberados em prazo de 48 a 72 horas, quando não necessitam procedimentos complementares.